09/11/2009

Ressonância



Ressonância é a propagação vibratória do som.
Analisando: o som das notas do piano ressoa dentro de sua "caixa", propagando o som. O som das cordas do violão ressoa, pois é direcionado para sua caixa acústica, o bojo. Qualquer instrumento necessita do direcionamento determinado do som e de sua saída para que suas notas se propaguem. Com a voz não é diferente. Nossa caixa-acústica está dividida em dois pontos: ressonância alta e ressonância baixa.

A ressonância alta é responsável pela propagação sonora de nossos sons médios e agudos. Sentimos a ressonância alta na região dos seios nasais. Também é conhecida como voz de cabeça.

A ressonância baixa é responsável pela propagação sonora de nossos graves. Sentimos a ressonância baixa na região peitoral, também conhecida como voz de peito.

Pratique e perceba: Inspire lentamente e solte seu som de boca fechada, levemente, produzindo o som "mmm", por 3 vezes. Esse é o som da sua ressonância.

Agora vamos observar os lugares aonde nossas notas são produzidas na ressonância:

• Escolha uma nota média e direcione-a para a ponta dos lábios, em "m".

• Escolha uma nota aguda cante-a de lábios fechados, em "m", direcionando-a para os seios nasais, não a ponta do nariz, não force o volume .

• Escolha uma nota grave, direcione-a para a ponta dos lábios, em "m", observe ela ressoar na região peitoral.

Nossa voz é o som da propagação da ressonância em articulação.

Para termos nosso potencial vocal aprimorado, precisamos do apoio respiratório, do direcionamento do som para a área de ressonância respectiva da nota a ser cantada e da articulação correta para que a voz seja propagada para o externo.

Simone Duarte.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Visitas Contador gratuito
Tenha você também um Blog ?
Rômulo Rampini - WEB
Contato: romulorampini@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO